Novo ecrã da Xiaomi chocou o mundo!

Sistemas Operativos

Processos De Sistemas

Um processo é basicamente um programa em execução.
Para listar os processos em execução tem de se pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL.



Processos

Cada processo possui um espaço de endereço para leitura e/ou escrita.
O espaço de endereço do processos contem:
  • O programa executável;
  • Os dados do programa;
  • Pilha (stack) associada (memória especial utilizada na execução de rotinas do núcleo).

Chamadas Ao Sistema

Na área de computação uma Chamada Ao Sistema é o mecanismo programático pelo qual um programa de computador solicita um serviço do núcleo do sistema operacional sobre o qual ele está sendo executado. Pode incluir serviços relacionados com hardware por exemplo, a cessar uma unidade de disco rígido).




______________________________________

Evolução dos sistemas operativos

Nos anos 50 não havia computadores com sistemas operativos, os operadores trabalhavam directamente com o hardware, através da linha de comandos. Ao decorrer dos anos, a evolução tem gerado um conjunto de funções, como a gestão de programas, controlo de hardware, capacidade de memória, gestão dos periféricos de entrada e saída, segurança, interacção do computador com o utilizador.
Unix – Não é um sistema recente mas só começou a ter reconhecimento e aceitação nos últimos 15 anos, o sistema operativo unix é capaz de ter 2 sistemas operativos em um só computador, Ex.: Windows e Linux


MAC OS – Foi o primeiro sistema operativo a incluir interface gráfica. É considerado o sistema operativo mais fácil de utilizar para utilizadores iniciantes. A primeira versão foi lançada em 198. Até antes da versão 7.6 era apenas chamado de System, da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.

Windows 3.11 - Antes da versão Windows 3.11 em 1994 não eram considerados sistemas operativos, mas sim programas que corriam sobre o MS-DOS.


Windows 95 E 98 – O Windows 95 foi iniciado em 1993 e lançado em 1995 era realmente um sistema operativo e não uma aplicação. O Windons 98 foi lançado pela Microft, era uma versão melhorado do Windows 95.


Windows NT – Nos finais dos anos 80 foi sendo feito um novo sistema operativo a 32 bits designado como Windows NT. Trabalha com sistemas cliente e servidor, suporta multiprocessamento, multiutilizador e tem sistema de segurança, multitarefa preventiva.


Windows 2000 – Foi lançado em 2000, como correcção de bugs, e suporte a redes, na realidade uma actualização do Windows NT.



Windows XP – Uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzida pela Microsoft, para ser usado em computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centres.

Windows 7 – É a versão do Microssoft Windows uma serie de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso de computadores pessoais incluindo computadores domésticos e empresarias.


Depois do lançamento do Windows 7 foram praticamente feitos updates visuais de modo a tornar o sistema mais apelativo para os potenciais clientes, como é óbvio foram realizados também updates ás ferramentas presentes no sistema.

______________________________________

Características de um sistema operativo


1. Núcleo do sistema operativo

2.Gestão de memória

3. Entrada e saída de dados

4. O sistema de ficheiros

5. Gestão de recursos


Núcleo Do Sistema Operativo



O núcleo ou kernel é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores, ele serve de ponte entre as aplicações e o processamento real de dados feito a nível de hardware.


Gestão de memória

A gestão de memória é um complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas vária técnicas para a tornar mais eficiente.


A gestão de memória está relacionada com duas tarefas:

Alocação: Quando o programa requisita um bloco de memória, o gerenciador disponibiliza-o para a
alocação;

Reciclagem: usando um bloco de memória foi alocado, mas os dados não foram requisitados por um
determinado número de ciclos ou não há nenhum tipo de referencia a este bloco pelo programa.



Entrada e saída de dados

Quanto à interface com o utilizador, os sistemas operativos podem ser de 3 tipos:

S.O Do tipo CLI(Command Line Interface) – são sistemas operativos em que a interface com o utilizador surge sob a forma de ecrã de texto, no qual o utilizador digita as instruções através de uma linha de comandos;




S.O tipo GUI(graphical user interface) – a interacção entre o utilizador e o sistema surge sob a forma gráfica normalmente com janelas, icons(pequenas margens).
Neste tipo S.O as instruções são dadas, na maioria, através da utilização do rato;



S.O do tipo (Text user interface) menus, janelas e botões




Comentários